Me Livrando 21: As Aventuras do Caça-Feitiço #2 - A Maldição
Entãão, hoje trago pra vocês a resenha do segundo livro de uma das minhas séries favoritas. Sim, estou falando de As Aventuras do Caça-Feitiço e mais especificamente, do meu volume favorito até agora. Eu conheci em 2011 e foi paixão à primeira vista. Apaixonem-se vocês também!

Depois de O Aprendiz, estamos agora em A Maldição. O primeiro capítulo do segundo livro tem início com Thomas Ward colocando em prática o assunto principal de seus estudos em O Aprendiz: como amarrar ogros. É uma missão para pôr a prova tudo que ele aprendeu, pois John Gregory (o caça-feitiço) está de cama em Chipenden e Tom está sozinho. O ogro em questão é o mais perigoso, um estripa-reses que adquiriu gosto por sangue humano. O sangue, aliás, pertence ao padre Gregory (o mesmo que vimos brevemente no livro anterior: irmão do caça-feitiço – e eles não se falam há quarenta anos). Então, sem supervisão de seu mestre, Tom tem de prender o tipo de ogro mais letal numa cova. E, claro, ele consegue.
O Inquisidor odeia qualquer ofício que acredite compactuar com as trevas, assim como feiticeiras e bruxas. Tom logo descobre que Alice está em poder dele (a tia da garota com a qual ela havia sido deixada foi morta pelo Inquisidor), e não tarda para que o Sr. Gregory seja capturado. Tom também acaba nas garras dos padres, mas com a ajuda do irmão Peter consegue fugir e encontrar com Andrew Gregory, serralheiro de Priestown e irmão do Caça-Feitiço. Conclusão: a situação na cidade está caótica, a maioria das pessoas presas não são realmente uma ameaça e devem ser libertadas, os padres estão sendo corrompidos e tudo isso é culpa do Flagelo.

Alice Deane mais uma vez nos divide entre amá-la e odiá-la: ela é essencial para que Tom consiga resgatar o caça-feitiço das garras do Inquisidor, mas ao mesmo tempo faz algo terrível e impensável. Ela torna-se um perigo para si mesma, para as pessoas ao seu redor e para o Condado no geral. Eu simplesmente queria esmurrá-la, mas simultaneamente pensava que sem ela o Sr. Gregory teria morrido. É como o próprio Tom (acredito que tenha sido ele) diz: Alice faz as coisas erradas pelos motivos certos.
Quando pensa que não irá conseguir resgatar o mestre, Tom quase desmorona e decide visitar a família em busca dos conselhos de sua mãe. Chegando lá, descobre que o pai está muito doente e sobe para conversar com ele. Essa conversa torna-se essencial, a meu ver, porque é nela que o garoto fica sabendo do passado da mãe. Foi nesse livro que ela tornou-se minha personagem favorita, aliás.
Minha opinião sobre A Maldição é: Eu já li os seis livros e na minha opinião o segundo é o melhor. A série em si não tem trama ou subtramas complicadas, mas segue um raciocínio lógico que o prende aos livros. Você não precisa quebrar a cabeça para entender o que está acontecendo (como em As Crônicas de Gelo e Fogo), a narração é em primeira pessoa e o mantém atento à leitura. Você consegue odiar e amar um único personagem (oie, Alice!) e acompanhar a evolução deles é bem legal. Tom, por exemplo, amadureceu bastante e podemos ver que a relação dele com o Sr. Gregory é uma via de mão dupla, porque o mestre não só ensina, mas também aprende.
As Aventuras do Caça-Feitiço tornou-se uma de minhas sagas favoritas que estou amando reler e vou amar continuar acompanhando. Eu indicaria inclusive para crianças: não há nada que elas não possam ler, não ficarão confusas e os livros são relativamente pequenos e curtos. Delaney está aqui para provar que você não precisa criar um mundo muito complexo para ser genial. Você pode ser brilhante com uma trama mais simples.


— O irmão Peter, personagem pelo qual você tem grandes chances de se apaixonar, morre esmagado pelo Flagelo ): E isso significa que ele foi "prensado", completamente achatado, restando apenas sua cabeça e os olhos saltados enquanto todo o resto ficou grudado à parede;
— O pai de Tom revela a verdade sobre sua mãe: ela é uma feiticeira lâmia, o tipo que Tom aprendeu ser o mais perigoso — no entanto ela ainda é sua mãe e ele não a teme ou deixa de amá-la;
— A Maldição do título pode referir-se à do Flagelo, que se voltasse uma segunda vez para as catacumbas ficaria preso para sempre, mas provável que seja a maldição do Sr. Gregory: Você morrerá em um lugar escuro, muito abaixo da superfície, sem nenhum amigo ao seu lado!"
— Tom acaba morrendo ao derrotar o Flagelo de uma vez por todas, mas por algum motivo inexplicável Alice o traz de volta à vida ao cravar as unhas em sua pele.
Avaliação final:

0 comments