Me Livrando 11: Sarlack - O Grande Dragão Verde

Título: Sarlack - O Grande Dragão Verde
Autor: Tiago Cabral
Editora: Kannak
Páginas: 173
Ano: 2013
Onde comprar: Clube dos Autores || Amazon
Mais informações aqui.
Onerix um gnomo feiticeiro; Jack, um humano druída; e Lion, um clérigo(!) morto-vivo, estavam numa taverna quando alguém entra e oferece uma recompensa pelo amuleto de um lich: um necromante maligno que assolava a floresta mágica de Yhilath.
Vivendo num mundo onde as pessoas se aventuram pra sobreviver, eles formam um dos piores e mais inusitados grupos de aventureiros das histórias de fantasia medieval e decidem dividir o prêmio. Assim começaria a maior aventura de suas vidas, pois eles nem imaginam que na floresta mágica de Yhilath segredos ocultos e muito mais perigosos que um lich os esperam. Afinal de contas lá mora SARLACK: O Grande Dragão Verde o último de seu tipo.

Vou começar essa resenha de um jeito diferente. Sarlack é um livro baseado em uma aventura de RPG de mesa, então prefiro começar com uma breve explicação do que é o RPG.
Imagine-se em um mundo medieval
fantástico onde há todo tipo de raça e seres mágicos. Tente se inserir nesse
mundo como um personagem. Crie este personagem a partir do zero escolhendo
altura, cor dos olhos e cabelos, habilidades e defeitos, história de vida e
tudo mais que quiser. Você interpreta o personagem que criou de acordo com o
que escolheu para ele e então, depois de tudo pronto, parte para explorar o
mundo em que foi colocado.
Vamos supor que tenha adotado o nome de
Sryx, um meio-elfo que louva os
espíritos selvagens como deuses e tornou-se um druida. Você parte em uma
aventura para honrar os espíritos e defender sua floresta do exército Orc que
está derrubando árvores para fazer máquinas de guerra. Usando de suas habilidades druídicas, você
assume a forma de um puma e escondido observa os Orcs pensando em uma forma de
eliminá-los. Então, o que você faz? Irá atacar ou recuar? Tentará resolver o
problema com diálogo?
O RPG de mesa é um jogo de
interpretação onde um jogador desempenha o papel do mestre e narra o jogo
enquanto os outros jogadores interpretam os personagens que criaram. O mestre
cria a base da história que os personagens irão jogar. Eu como mestre posso
definir uma aventura onde meus amigos terão que salvar uma princesa ou nobre e
depois levá-la de volta para casa, porém no meio da aventura os jogadores por
terem criado personagens "vilões", podem muito bem fazer a princesa
de refém e cobrar pelo resgate dela. O mestre dá o caminho da história, mas são
os personagens que decidem para qual lado irão. No RPG (role playing game) você
pode interpretar lichs, ladrões, magos e guerreiros e é nesse tipo de jogo que Sarlack:
O Grande Dragão Verde é inspirado.
Uma curiosidade é que Sarlack é escrito por um autor brasileiro.

Onerix estava na taverna que era um
caos devido aos Orcs que ali bebiam. Um homem em uma armadura branca entra e
propõe mil moedas de ouro para o aventureiro que matar o lich da floresta de Yhilath. Com essa proposta
Onerix, conhece os outros dois personagens que viriam a entrar na aventura com
ele. Um homem com inteligência um pouco limitada apresenta-se como Jack Hammer, um druida coberto de
pelos que mal parece ser um homem. Também temos a piada pronta que é um clérigo
morto-vivo, pois Lion é um esqueleto
que passa a aventura toda fazendo piadas e trocadilhos com a morte.
A narrativa é simples e os poucos nomes
complicados de se pronunciar são explicados em notas pelo autor. O livro é bem
pequeno e é aquele tipo de livro que você lê em poucas horas, pois a narrativa
é bem fluída. A história segue um fluxo de se desenrolar e depois desacelerar
um pouco. Não há uma trama muito rebuscada,
contém personagens bons e engraçados, mas são muito pouco explorados então não
espere nada muito aprofundado. Um ponto alto do livro é que ele possui
algumas ilustrações de determinados momentos.


Minhas Impressões
Sou um pouco rígido demais com um livro,
mas na verdade eu só sou um chato mesmo. Esse é o tipo de livro que eu
recomendo ler quando estiver com pouco tempo e quiser se entreter com uma boa
história. A forma como o mundo a volta dos personagens é retratada é muito boa,
pois o livro passa a ideia de como seria se existissem diversas raças com suas
diversas diferenças e tudo isso convivendo diariamente. Elfos são imortais e
chatos porque se acham sábios por terem lido livros que ninguém lembra que
existem. Orcs são uns brutamontes com hábitos nojentos e bárbaros por natureza.
Gnomos são seres mágicos até encontrarem um pote de ouro e passarem a pensar
somente nisso. Por fim temos os Dragões, seres de poder gigantesco que quando
adultos emanam uma aura que é capaz de mudar o local entorno deles. Então se for ler Sarlack, se prepare para uma
história sem momentos épicos, mas muito humor e várias piadas, personagens
rasos, mas interessantes e um ótimo universo com uma grande variedade de seres
fantásticos. É definitivamente um livro para ler durante uma viagem ou um
momento em que queira uma história curta e fácil.

0 comments